#VidaSaudavel - Diferença entre pão branco e integral

Olá meninas,
Um assunto que começarei abordar aqui no blog, é sobre vida saudável.  Uma coisa, que há um bom tempo me incomoda, era a forma como eu comia errado, fazendo mal para minha saúde. Por isso, consultei uma nutricionista e mudei o meu cardápio. Claro que tudo é questão de adaptação, por isso ainda não mudei tudo, estou indo aos poucos, em breve falarei mais sobre isso.

O assunto de hoje é a diferença entre pão branco x integral. Assim que a nutri, passou o pão integral para eu comer me surgiu essa duvida, o porque dele ser melhor e tudo mais. Com o muitas pessoas tem duvidas nesse assunto, logo abaixo uma breve explicação.


Qual a principal diferença entre esses pães?

O pão integral difere do branco no tipo de farinha utilizada para sua fabricação. O pão integral atualmente comercializado contém farinhas integrais, que apresentam pedaços de grãos. Isso faz com que estas farinhas tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, já que estes nutrientes se encontram no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante a moagem da farinha branca. Normalmente, utiliza-se as duas farinhas juntamente, as quantidades podem variar de 50 a 85% de farinha integral, podendo-se adicionar farinha de centeio também, de acordo com o tipo de produto que se pretende obter.

Qual é mais nutritivo?

Como já dito, ambos apresentam vitaminas e outros compostos importantes para a dieta humana. Podemos listar o amido, que funciona como "combustível" para o organismo. A vitamina B1, importante para a nutrição celular, funcionamento dos músculos e sistema nervoso. Vitamina B2, essencial para o crescimento e metabolismo. Vitamina E, que previne as peroxidações e o envelhecimento. Também são ricos em magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Encontramos essas substâncias nos dois pães entretanto, no pão integral as quantidades são mais significativas.

O pão integral pode regularizar o intestino?

Por conter grande quantidade de fibras, principalmente celulose, tem um importante efeito na regulação do trânsito intestinal, absorvendo água e circulando pelo intestino, o que aumenta o volume de sais e facilita sua eliminação.

Existe alguma contra-indicação para o consumo de algum destes pães?

O pão integral não é muito recomendado para crianças. Se ingerido em demasia, devido ao seu elevado teor de fibras, pode perturbar a absorção de cálcio presente em outros alimentos como, por exemplo, o leite. Pelo mesmo motivo, grávidas e mulheres no período de menopausa também devem evitar consumo excessivo deste tipo de pão pois, o fitatos poderão impedir a absorção de cálcio e zinco, entre outros minerais.

E então, vocês tem costume de comer qual pão?
Espero que esse post tenha ajudado vocês!
Super beijo e até mais!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Muito legal seu post, me tirou muitas dúvidas. Eu costumo comer pão integral por conta de estarmos sempre em dieta aqui em casa, mas confesso que não gosto de pão de forma.

    Beijos linda!
    www.omgmari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir